Bastidores 042: livro de março traz narrativa sobre a perda da infância

O livro

Em março, mês do Dia Internacional da Mulher, o intrínsecos escolheu Os abismos, de Pilar Quintana, para os assinantes do clube! No livro, a autora realça o tema da maternidade real e imperfeita ao nos apresentar Claudia, uma garota que está no centro da crise conjugal dos seus pais na Colômbia dos anos 1980.Nos últimos anos da infância, Claudia começa a entender que a existência chega ao fim e que essa ruptura pode ser uma escolha pessoal. É pelos relatos da mãe, obcecada por revista de celebridades — e em especial pelas figuras femininas com finais trágicos, como Grace Kelly —, que ela faz a correspondência entre a morte e as escolhas e passa a temer pelas decisões de sua progenitora.

Vencedor do Prêmio Alfaguara, Os abismos continua o percurso iniciado com A cachorra, primeiro livro de Pilar publicado pela Intrínseca, ao mostrar a voz potente e singular de uma das principais escritoras latinoamericanas da atualidade. 

Revista

 

A revista começa com uma sinopse aprofundada do livro de março em que podemos analisar as camadas que a autora usa para costurar o tema da maternidade, tanto no seu primeiro livro, A cachorra, quanto em Os abismos. 

O tema continua a ser explorado com a entrevista que Pilar concedeu ao jornalista Schneider Carpeggiani, com detalhes e curiosidades sobre o processo criativo dos personagens, enquanto Ricardo Viel faz um resgate histórico para contextualizar a realidade da Colômbia no momento em que o livro é ambientado, conhecida como a “década do terror”. 

Para ressaltar a ascensão  de escritoras latinoamericanas em todo o mundo, a autora Socorro Acioli cruza diversos aspectos importantes da literatura e explica o sucesso de crítica e público de autoras como  Mariana Enriquez, Pilar Quintana, Laura Alcoba, Selva Almada, Samanta Schweblin e Ariana Harwicz.

Mariana Lins explica o nosso interesse pela vida dos famosos, que foi potencializado com as redes sociais. Em seguida, um artigo com mini biografias nos apresenta a vida (e a morte também) de algumas celebridades do cinema na década de 1980. Para finalizar, criamos uma playlist com “músicas para planchar’’, com vários sucessos românticos! 

 

Marcador + cartão-postal

 

O cartão-postal revela a arte da capa da edição que chegará às livrarias pelo menos 45 dias depois de ser enviada no clube. O marcador apresenta um trecho do livro que sintetiza a história de Claudia e sua família.

Brinde

O brinde do mês foi pensado especialmente para homenagear e exaltar a trajetória de mulheres latinoamericanas que contribuíram de diversas formas para a cultura, política e sociedade.De um lado do pôster, você encontra uma colagem produzida por @cassiaroriz inspirada na força dessas mulheres e, do outro, um infográfico contando um pouco da trajetória de cada uma. Além de ímãs personalizados com o nome e ilustrações de personalidades como Frida Kahlo, Carola Lorenzini, Isabel Allende, Lélia Gonzalez, Sanité Bélair, todas ilustradas por @ceciliatangerina.

 

 

intrínsecos digital

O seu espaço digital está repleto de conteúdos para aprofundar o debate sobre Os abismosVocê vai poder ler um trecho do livro A cachorra, de Pilar Quintana, além de conferir um artigo da autora sobre a censura e o silenciamento feminino.

Elisa Meneses, a tradutora do livro, compartilha com os leitores todos os desafios da tradução da obra para o portugês. E também expande o conteúdo do brinde ao contar um pouquinho da história de cinco mulheres latino-americanas e seus feitos louváveis em diferentes áreas em um artigo exclusivo.

Se você adora viajar, vai poder se inspirar no guia com cinco pontos turísticos para conhecer na Colômbia. Por fim, o guia de leitura levanta questões e hipóteses do livro e convida os leitores a um aprofundamento na obra!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *