Podcast: A história de Shuggie Bain, uma conversa sobre homofobia, meritocracia e a violência da pobreza

Neste episódio do Sem Shrink, Taila Lima e Heduardo Carvalho, da Intrínseca, conversam com o escritor e professor Renan Quinalha sobre A história de Shuggie Bain, um épico sobre vício, abandono e a crueldade da pobreza enviado em outubro no clube intrínsecos. 

Vencedor do Booker Prize 2020, a estreia de Douglas Stuart é ambientada na Escócia dos anos 1980. Em meio ao desemprego em massa que ocorre naquele período está a família Bain, encabeçada pelo mulherengo Hugh, que abandona a esposa, Agnes, e os filhos em uma região decadente da classe operária. 

Enquanto Agnes se entrega ao álcool em busca de conforto, os dois filhos mais velhos a abandonam, na tentativa de salvar a si mesmos, até que só resta o jovem e paciente Shuggie, que muitas vezes abre mão do próprio  bem-estar para ajudá-la. Agnes quer apoiar e proteger o caçula, mas seu vício é tão destruidor que eclipsa todos que estão próximos a ela.

Partindo dessa história, Taila, Heduardo e Renan conversam sobre meritocracia, os laços entre mulheres em situação de pobreza, machismo, homofobia e o amor inabalável entre mãe e filho. 

 

Ouça o episódio:

A obra foi enviada na caixa de outubro do clube e já está disponível na loja intrínsecos, exclusiva para assinantes. Você também pode garantir a versão comercial do livro nas livrarias e lojas on-line.

Recomendações mencionadas durante o episódio

Filmes

Eu, Daniel Blake, dirigido por Ken Loach

Tomboy, dirigido por Céline Sciamma

Happy Together, dirigido por Wong Kar-Wai

Má educação, dirigido por Pedro Almodóvar

God’s Own Country, dirigido Francis Lee

 

Livros

Retorno a Reims, de Didier Eribon

O fim de Eddy, Édouard Louis

O quarto de Giovanni, de James Baldwin

 

Confira os episódios anteriores do nosso podcast nas principais plataformas:

Spotify | Apple | Deezer | CastBox | YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *