O livro
A história de Shuggie Bain, Douglas Stuart
Em A história de Shuggie Bain, livro de estreia do autor escocês Douglas Stuart, acompanhamos a jornada de um adolescente em busca de autoconhecimento e da própria identidade, em um cenário colapsado por traumas, insegurança e pobreza. A história é ambientada na Glasgow dos anos 1980, que, após desfrutar de um período de euforia industrial, encontra-se em declínio, com altas taxas de violência e desemprego.
Além do turbilhão de sentimentos típicos da adolescência, Shuggie vivencia situações traumáticas como bullying e abandono parental enquanto mantém Agnes Bain, sua mãe, no centro gravitacional de sua vida. Agnes, por sua vez, enfrenta suas batalhas contra a dependência química após ela e os três filhos serem deixados pelo seu marido, um taxista mulherengo e irresponsável. O livro é uma cartografia de ausências e retrata as consequências disso de uma forma sensível e arrebatadora.
O caminho percorrido por Shuggie, assim como as circunstâncias que guiam suas escolhas, são elementos que irão moldar seu comportamento para sempre; enquanto tenta salvar a mãe do abismo do vício, o garoto deixa as suas aspirações de lado. Em A história de Shuggie Bain, entramos em contato com sentimentos muito íntimos, como necessidade de pertencimento e autoaceitação, em um mundo violento e hostil às diferenças.
A obra foi a vencedora do Booker Prize 2020, além de ser eleita um dos melhores livros no ano de seu lançamento pelo The New York Times.
A revista
A revista intrínsecos 037 aborda alguns temas presentes no livro, como dependência química, despertar sexual e relações familiares através de perspectivas afetivas e socioculturais. Abrindo a revista, o jornalista e escritor Nathan Fernandes traça um perfil de Douglas Stuart. Nele, é possível ver alguns contatos entre a A história de Shuggie Bain e a vida do próprio autor.
O historiador Ulisses Martins apresenta o contexto político-social da Escócia, percorrendo desde o thatcherismo até a Glasgow de 2021, que ainda vive um renascimento econômico e cultural. Sandra Romeiro contribuiu com um ensaio sobre as relações entre pais e filhos, muitas vezes essencialmente assimétricas.
Márvio dos Anjos explica como o duelo entre os times Celtic e Rangers se transformou em um dos maiores espetáculos de rivalidade do futebol.
Na seção intrínsecos+, você poderá se divertir e treinar seus conhecimentos com um caça-palavras que tem tudo a ver com a história do livro.
Marcador e cartão-postal
Marcador exclusivo e um cartão-postal revelando a arte de capa do livro que chegou às livrarias pelo menos 45 dias depois do clube.
O brinde
Registrar as memórias é um ótimo jeito de reviver bons momentos. Nosso brinde da caixinha 037 é um caderno de memórias exclusivo para você guardar fotos e lembranças favoritas, fazer anotações sobre suas leituras e compartilhar seus sonhos para o futuro
intrínsecos digital
Além do kit mensal, os intrínsecos podem aproveitar conteúdos exclusivos no intrínsecos digital.
Disponibilizamos também uma playlist no Spotify, comentada por Bruno Capelas e Igor Muller, que transporta o leitor para uma experiência sonora e imersiva, com indicações de músicas do Reino Unido das décadas de 1980 e 1990. Ouça aqui.
Para ficar ainda mais próximo dos personagens, os assinantes podem conferir uma árvore genealógica. Ela descreve cada elemento dessa família disfuncional. Também é possível acessar o Por dentro do intrínsecos, bate-papo virtual sobre os bastidores da caixa de outubro com a nossa equipe e colaboradores.
Por fim, um Guia de leitura com tópicos importantes para a compreensão da obra.