Bastidores 037: A história de Shuggie Bain é um épico sobre vício, abandono e autodescoberta

O livro

 

A história de Shuggie Bain, Douglas Stuart

Em A história de Shuggie Bain, livro de estreia do autor escocês Douglas Stuart,  acompanhamos a jornada de um adolescente em busca de autoconhecimento e da própria identidade,  em um cenário colapsado por traumas, insegurança e pobreza. A história é ambientada na Glasgow dos anos 1980, que, após desfrutar de um período de euforia industrial, encontra-se em declínio, com altas taxas de violência e desemprego.

shuggie bain

Além do turbilhão de sentimentos típicos da adolescência, Shuggie vivencia situações traumáticas como bullying e abandono parental enquanto mantém  Agnes Bain, sua mãe, no centro gravitacional de sua vida. Agnes, por sua vez, enfrenta suas batalhas contra a dependência química após ela e os três filhos serem deixados pelo seu marido, um taxista mulherengo e irresponsável. O livro é uma cartografia de ausências e retrata as consequências disso de uma forma sensível e arrebatadora. 

O caminho percorrido por Shuggie, assim como as circunstâncias que guiam suas escolhas, são elementos que irão moldar seu comportamento para sempre; enquanto tenta salvar a mãe do abismo do vício, o garoto deixa as suas aspirações de lado. Em A história de Shuggie Bain, entramos em contato com sentimentos muito íntimos, como necessidade de pertencimento e autoaceitação, em um mundo violento e hostil às diferenças. 

A obra foi a vencedora do Booker Prize 2020, além de ser eleita um dos melhores livros no ano de seu lançamento pelo The New York Times.

 

A revista

 

shuggie bain

A revista intrínsecos 037 aborda alguns temas presentes no livro, como dependência química, despertar sexual e relações familiares através de perspectivas afetivas e socioculturais. Abrindo a revista, o jornalista e escritor Nathan Fernandes traça um perfil de Douglas Stuart. Nele, é possível ver alguns contatos entre a A história de Shuggie Bain e a vida do próprio autor.

O historiador Ulisses Martins apresenta o contexto político-social da Escócia, percorrendo desde o thatcherismo até a Glasgow de 2021, que ainda vive um renascimento econômico e cultural. Sandra Romeiro contribuiu com um ensaio sobre as relações entre pais e filhos, muitas vezes essencialmente assimétricas.

Márvio dos Anjos explica como o duelo entre os times Celtic e Rangers se transformou em um dos maiores espetáculos de rivalidade do futebol. 

Na seção intrínsecos+, você poderá se divertir e treinar seus conhecimentos com um caça-palavras que tem tudo a ver com a história do livro. 

Marcador e cartão-postal

 

shuggie bain

Marcador exclusivo e um cartão-postal revelando  a arte de capa do livro que chegou às livrarias pelo menos 45 dias depois do clube.

O brinde

Registrar as memórias é um ótimo jeito de reviver bons momentos. Nosso brinde da caixinha 037 é um caderno de memórias exclusivo para você guardar fotos e lembranças favoritas, fazer anotações sobre suas leituras e compartilhar seus sonhos para o futuro

shuggie bain

shuggie bain

shuggie bain

intrínsecos digital

Além do kit mensal, os intrínsecos podem aproveitar conteúdos exclusivos no intrínsecos digital

Disponibilizamos também uma playlist no Spotify, comentada por Bruno Capelas e Igor Muller, que transporta o leitor para uma experiência sonora e imersiva, com indicações de músicas do Reino Unido das décadas de 1980 e 1990. Ouça aqui.

Para ficar ainda mais próximo dos personagens, os assinantes podem conferir uma árvore genealógica. Ela descreve cada elemento dessa família disfuncional. Também é possível acessar o Por dentro do intrínsecos, bate-papo virtual sobre os bastidores da caixa de outubro com a nossa equipe e colaboradores.

Por fim, um Guia de leitura com tópicos importantes para a compreensão da obra. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *