Bastidores 035: Se surpreenda com um thriller sobre racismo e relações de poder

O livro 

A outra garota negra, de Zakiya Dalila Harris

Nella Rogers é assistente editorial da Wagner Books e também a única funcionária negra da editora. Há anos, ela sofre diariamente com as microagressões de seus colegas e não sente que seu trabalho é reconhecido na empresa como deveria. Porém, com a contratação de Hazel, também uma garota negra, parecia que a situação de Nella finalmente começaria a mudar naquele ambiente hostil. Trocar experiências com alguém que a entenda é tudo que ela precisava, mas à medida que Hazel ganha influência e destaque no escritório, Nella vai se sentindo deixada de lado mais uma vez.

Para completar, um bilhete com uma mensagem misteriosa aparece de repente em sua mesa: “Saia da Wagner. Agora.” Quem mandou aquele bilhete e por quê? E como Hazel está crescendo tão rápido na empresa em tão pouco tempo?

O livro de agosto do clube intrínsecos é um thriller que discute questões importantes como racismo e privilégio ao abordar o cotidiano e as relações de poder em uma estrutura social dominada por brancos. Uma obra perfeita para fãs de filmes como Corra! e O Diabo Veste Prada!

 

A revista

No primeiro texto da revista 035, Nathan Fernandes traça um perfil da autora Zakiya Dalila Harris e revela o que ela e Nella têm em comum — para começar, as duas passaram anos sendo as únicas funcionárias negras na equipe editorial de uma grande empresa. Em seguida, temos um artigo sobre o preconceito disfarçado em microagressões cotidianas e o depoimento de Solaine Chioro sobre a falta de diversidade nas editoras. 

A doutora em Sociologia Bruna Cristina Jaquetto Pereira analisa como o movimento cultural a favor dos cabelos crespos e cacheados vem ganhando força na sociedade brasileira e batalhando pela derrocada da “ditadura do cabelo liso”. Por fim, o jornalista Bruno Vinícius reflete sobre o empoderamento e a potência das mulheres negras nas narrativas audiovisuais.

Abrindo e fechando a revista, dois anúncios de títulos fictícios publicados pela Wagner Books: Corações em chamas, um verdadeiro sucesso de crítica e público na década de 1970, que colocou a editora no mapa e inspirou Nella a seguir na carreira editorial; e Entre agulhas, obra contemporânea que explora a epidemia de opioides nos Estados Unidos com discussões que causam divergências entre a protagonista e outros funcionários da empresa.

 

Marcador e cartão-postal

O marcador e o cartão-postal revelam a arte da capa da edição que chegará às livrarias pelo menos 45 dias após ser enviada no clube, em um formato diferente, sem o acabamento especial da edição do intrínsecos.

 

O brinde

Quem nunca ficou surpreso com uma leitura e teve vontade de gritar enquanto descobria a solução de um mistério da trama? A vida de um leitor envolve muitas emoções, por isso o brinde do intrínsecos 035 foi um conjunto de post-its com reações literárias para que você possa marcar as páginas do livro com eles e relembrar no futuro o que sentiu durante a leitura de A outra garota negra.

 

intrínsecos digital

Os assinantes do clube também têm acesso a conteúdos extras no espaço intrínsecos digital. Além da dica da equipe, de Vanessa Oliveira, começamos o mês com o artigo Tudo que deixei para trás, de Sabine Mendes Moura, sobre arrogância, silenciamento e racismo no mercado de trabalho.

Mais uma vez, Gabriel Trigueiro nos guia por uma playlist comentada que é um passeio pelo melhor da música preta feminina brasileira e internacional em 90 músicas. Por fim, Stefano Volp relembra 7 autores pioneiros na literatura antirracista, porém esquecidos ou pouco difundidos ao longo da história, em uma lista muito diversificada repleta de indicações literárias.

Além disso, no intrínsecos digital também disponibilizamos uma playlist perfeita para extravasar depois de um dia estressante de trabalho e um Guia de leitura para refletir sobre a obra do mês. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *