Bastidores 012: novo livro de Jojo Moyes mostra a busca pela liberdade

Livro

Um caminho para a liberdade, de Jojo Moyes

 

Um caminho para a liberdade é uma homenagem aos livros e às mulheres. No fim da década de 1930, em uma cidadezinha no sul dos Estados Unidos, Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy começam a trabalhar em uma biblioteca itinerante, com o compromisso de levar livros para os moradores menos favorecidos da região.

À medida que enfrentam inúmeras dificuldades, como aprender a cavalgar, percorrer rotas de difícil acesso e suportar o preconceito dos mais conservadores, uma amizade improvável surge entre elas. Porém, mesmo com o objetivo nobre, a cidade ainda vê o projeto como um desafio ao status quo e se volta contra o grupo, colocando em risco a sobrevivência da biblioteca. E as mulheres vão se perguntar se o poder das palavras será suficiente para salvá-las.

A ideia de Jojo Moyes, autora do sucesso de Como eu era antes de você, nasceu de um projeto real. Com o objetivo de levar livros para regiões desassistidas nos tempos economicamente difíceis depois da Grande Depressão, o presidente Roosevelt criou o Pack Horse Library Project, uma iniciativa que identificava o conhecimento como fator essencial para o fortalecimento das populações rurais.

Um caminho para a liberdade acabou se provando uma excelente escolha para o intrínsecos. Para celebrar um ano do nosso clube do livro, queríamos uma obra especial, e nada melhor que uma narrativa sobre o poder revolucionário dos livros, sobre independência e quebra de paradigmas. Havia apenas um obstáculo: o lançamento mundial estava marcado para 3 de outubro, e o aniversário do clube seria em setembro. Com um acordo mais que especial, a Intrínseca conseguiu não apenas uma história incrível para comemorar o aniversário do intrínsecos, mas a exclusividade de apresentar para os assinantes o livro antes que ele chegasse em qualquer outra parte do mundo.

O centro da história é a amizade de cinco mulheres e sua luta diante do conservadorismo imposto pelos homens do lugar, pois logo surgem boatos de que os livros estão destruindo famílias e perturbando a mente das crianças. Apesar da história se passar no início do século passado, o tema não poderia ser mais contemporâneo. Ainda hoje governantes consideram censurar obras por julgarem os temas impróprios. Mas Alice, Beth, Sophia, Izzy e Margery vão juntas enfrentar o conservadorismo da cidade, descobrindo no processo mais sobre si mesmas e fortalecendo o laço amizade que as une.

Uma celebração da força das mulheres e uma bela história de amor aos livros, Um caminho para a liberdade mostra que o preconceito e a ignorância se tornam frágeis frente ao poder do conhecimento.

 

Revista

A décima segunda revista intrínsecos: um ano de histórias, artigos, entrevistas, peças dos mais incríveis artistas gráficos e o desafio enorme que é, todo mês, sintetizar em poucas páginas todas as paixões que os livros do clube despertam em nós. Nossa 012, nesse sentido, é especial: inspirados na potência transformadora que é a literatura, falamos de novas e antigas maneiras de disseminar arte e informação, em um texto repleto de memória assinado por Bruno Vaiano; percorremos as trajetórias de brilhantes escritoras brasileiras, contadas pela jornalista e publicitária Natalia Guaratto; e, com o escritor Lucas Alencar, mergulhamos no imagismo da poeta Amy Lowell, uma das fontes de inspiração de Jojo Moyes ao escrever Um caminho para a liberdade. Jojo que, a propósito, estrela a revista em uma entrevista exclusiva cedida a Nathan Fernandes, o editor convidado desta edição. Arrematando tudo isso, ilustrações dos geniais Pedro Neto e Caramurú Baumgartner .

 

Ilustração de © Pedro Neto 

 

Mulheres a cavalo, cruzando as montanhas desertas até as casas mais remotas, para lá compartilharem as histórias dos livros que levavam consigo — a Biblioteca Itinerante do livro de Jojo Moyes existiu de verdade.

 

Marcador e cartão-postal

 

O marcador de páginas do mês é imponente como as personagens pelas quais nos apaixonamos. A frase estampada, “Não há nada mais perigoso que uma mulher livre”, é nosso primeiro contato com o poder do grupo e uma prévia de tudo que elas conquistarão em Um caminho para a liberdade.

Junto, um cartão-postal colecionável revelando em primeira mão como será a capa do livro que chegará às livrarias depois de passar pelo clube.

  

Brindes

No primeiro aniversário do clube, comemoramos em grande estilo! Trouxemos o lançamento mundial de uma das autoras mais amadas da Intrínseca e ainda teve um brinde extra! Além de marcadores magnéticos temáticos, os assinantes receberam Cem, um livro-presente em formato especial, também inédito no Brasil.

Quando Cem chegou à editora, ainda em seu idioma original, nos reunimos para ouvir a tradução simultânea da obra. Em poucas páginas, vimos que a história tinha algo especial, reunia nossas experiências passadas e sonhos futuros em reflexões singelas mas poéticas. À medida que avançávamos na leitura, vimos olhos brilhando de emoção e expressões tão ansiosas pelas próximas palavras que ali mesmo já tínhamos certeza: precisávamos levar o livro para os intrínsecos.

Uma extraordinária jornada pela vida, Cem narra o que aprendemos em cada fase da vida. Passando por lições do zero aos cem anos, percebemos que o tempo é não apenas precioso, mas também generoso: até o fim ele nos dá espaço para viver.

 

7 comentários sobre “Bastidores 012: novo livro de Jojo Moyes mostra a busca pela liberdade

  1. Boa tarde! Tudo bem? Gostaria de saber se a caixa 12 ( Um caminho para
    a liberdade – Jojo Moyes) é referente ao livro que será enviado aos assinantes no mês de dezembro? Quero entrar para o clube e estou ansiosa para fazer a leitura desse livro. Já faço parte de outros clubes de literatura e gostaria de saber mais a respeito dos dois planos ! No anual você recebe algo a mais ( como brindes, livro extra ) ou seria o desconto mesmo pela assinatura anual e fidelidade no clube ? Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *