12 playlists para 12 livros do intrínsecos

Uma playlist serve para muitas coisas: alegrar dias tristes, nos distrair em longas viagens, animar todo mundo antes de uma festa ou nos fazer cantar a plenos pulmões com os amigos. Existem mil e uma formas de criar a playlist perfeita para cada situação.

Para os livros não é diferente, cada um pede um estilo único, e as músicas ajudam a dar o tom da história e a entrar no clima. Por isso, criamos uma playlist para cada livro já enviado no intrínsecos, o clube do livro da Intrínseca. Temáticas e às vezes colaborativas, elas são ótimas para escutar antes, durante ou depois de cada leitura.

Se você ainda não faz parte do clube, corra! A caixa de setembro terá o novo livro de Jojo Moyes antes do lançamento mundial. Sim, os intrínsecos serão os primeiros leitores do mundo inteiro a receber Um caminho para a liberdade, uma história emocionante sobre cinco mulheres lutando contra o preconceito de sua pequena cidade para defender os livros que amam. Além do novo romance da autora de Como eu era antes de você, a caixa terá também um livro-presente extra surpresa em formato diferente.

 

1. O desaparecimento de Stephanie Mailer, de Joël Dicker

Na grande estreia do nosso clube, os leitores receberam uma história cheia de segredos, intrigas e personagens duvidosos: O desaparecimento de Stephanie Mailer! Um romance policial incrível, que mistura passado e presente, explorando uma investigação que precisa ser reaberta depois de vinte anos. Por isso, pegue carona na viatura dos policiais Jesse Rosenberg e Derek Scott, e curta o som dos anos 1990.

 

2. Os prós e os contras de nunca esquecer, de Val Emmich

A história enviada em novembro de 2018 acompanha Joan Lennon, uma menina com uma síndrome rara. Todas as pequenas coisas que acontecem e vamos aos poucos esquecendo são, para ela, lembranças eternas e detalhadas. Seu nome não é pura coincidência, sua paixão por Beatles é herdada do pai, um músico que nunca chegou a fazer sucesso. Impulsionada pelo desejo de nunca ser esquecida, Joan decide participar de um concurso cultural “O Próximo Grande Compositor” e, com a ajuda de Gavin, um amigo dos pais que acaba de perder o marido e deseja esquecer todos os momentos que passou com ele, Joan tentará criar a próxima grande música da história.

Por sua história e mensagem, esse é o livro perfeito para se criar uma playlist inspirada!

 

3. O construtor de pontes, de Markus Zusak

Desde A menina que roubava livros, os fãs de Markus Zusak aguardavam ansiosos a nova obra do autor. E nada melhor do que levar até vocês essa obra tão esperada no mês em que comemoramos o aniversário de 15 anos da Intrínseca.

Na história, os cinco irmãos Dunbar vivem sozinhos após a morte da mãe, Penny, e o abandono do pai, Michael. Até que o patriarca volta com um pedido inusitado. Ele quer ajuda para construir uma ponte, e apenas Clay, o quarto dos meninos, aceita ajudá-lo. Com uma linguagem poética e imersiva, conhecemos todos os percalços da família, os momentos que os uniram e que os separaram. Em homenagem a essa trama arrebatadora, selecionamos algumas músicas que farão você se sentir na casa dos Dunbar, com direito a melodias românticas que combinam com o casal Michael e Penny em seus primeiros anos de casados.

 

4. O caso da Mansão Deboën, de Edgar Cantero

Quatro amigos detetives, uma mansão assombrada e um mistério que os persegue ainda adultos. Anos após o Clube dos Detetives de Blyton resolverem seu último caso, o grupo se vê preso em um caos insuportável e decide voltar para onde tudo começou a dar errado. Para embalar esse horror cômico, perguntamos aos leitores qual música eles escolheriam para uma roadtrip com destino a uma ilha amaldiçoada. As respostas foram incríveis e deram origem a playlist 004:

 

5. Nove desconhecidos, de Liane Moriarty

Nove pessoas se hospedam em um spa isolado, sem acesso à internet ou telefone. Com questões familiares, desilusões amorosas, problemas profissionais e crises de autoimagem, todos precisam mudar de vida. Mas a diretora do lugar, uma mulher misteriosa que parece saber mais sobre os hóspedes do que seria normal, tem planos nada convencionais para fazer isso acontecer.

Pedimos aos leitores sugestões de músicas para ouvir quando queremos um novo começo e criamos uma playlist inspiradora para entrar no clima do livro intrínsecos de fevereiro.

 

6. O que aconteceu com Annie, de C. J. Tudor

Em 1992, uma criança some sem deixar vestígios e retorna dois dias depois, mas ela não se parece em nada com a doce irmã mais nova que Joe conhecia. Aparentemente, algo sobrenatural tomou conta de seu corpo. Vinte e cinco anos depois, parece que está acontecendo de novo, e Joe retorna à sua cidade natal para desenterrar um passado que preferia esquecer. Pensando nisso, montamos uma playlist para acompanhar nosso protagonista nessa assustadora jornada de volta para os anos 1990.

 

7. Ponti, de Sharlene Teo

Em abril, o livro do intrínsecos levou os leitores para Cingapura, uma região caracterizada por paisagens exóticas e contrastes culturais, e os apresentou a três décadas da relação conturbada de Szu, Amisa e Circe. Pedimos indicações de músicas de países da Ásia e criamos uma playlist incrível:

 

8. Um lugar bem longe daqui, de Delia Owens

Kya Clark é uma jovem que cresce praticamente sozinha nas áreas alagadiças de uma pequena cidade costeira durante os anos 1950. Abandonada pela mãe, e depois pelos irmãos, Kya cresce na companhia negligente e por vezes selvagem do pai, que também acaba indo embora. Forçada a cuidar de si mesma, sem frequentar a escola e sofrendo preconceito da cidade por ser “selvagem”, ela encontra na natureza sua única companhia. Quando nos sentimos abandonados, o melhor que podemos fazer é colocar o som o mais alto possível enquanto nos recuperamos. Pensando nisso, os leitores nos deram indicações de músicas para quando estamos nos sentindo sozinhos!

 

9. Daqui pra baixo, de Jason Reynolds

Aos 15 anos, Will precisa decidir se vai vingar a morte do irmão e seguir as regras de sua comunidade ou se vai tentar quebrar o ciclo de violência que cerca seu cotidiano. Em 67 segundos, o tempo em que o elevador demora para chegar ao térreo, ele precisará decidir que caminho seguir. A black music é uma grande inspiração tanto para os personagens quanto para as rimas dessa prosa em versos. O autor, inclusive, admira artistas como Queen Latifah, Biggie e Tupac. Pedimos ajuda aos leitores e criamos uma playlist só com artistas negros.

 

10. Pátria, Fernando Aramburu

No norte da Espanha, na região basca, duas famílias são colocadas uma contra a outra por causa da violência do grupo terrorista ETA. Enquanto o marido de Bittori é marcado para morrer, Miren se radicaliza ao ver um de seus filhos entrando para o grupo separatista. Anos depois, com o fim da luta armada, as mulheres precisam fazer um acerto de contas com o passado. Essa saga familiar com personagens complexos e uma trama turbulenta merecia uma playlist com um toque de drama. Aproveite:

 

11. Intrínsecos 011

 Quatro mulheres descobrem que seu chefe pode ser o próximo CEO da empresa em que trabalham. Existem rumores sobre comportamento inadequado dele com outras funcionárias – e elas sabem que não são apenas fofocas –, mas os homens parecem não dar atenção. Quando uma misteriosa morte assola os corredores da empresa, tudo muda. Pensando nos mistérios dessa trama, criamos uma playlist com músicas que escondem segredos em suas letras. Não deixe nenhum detalhe escapar:

 

12. Um caminho para a liberdade, de Jojo Moyes

 Comemorando o primeiro aniversário do clube intrínsecos, a caixa de setembro trará o novo livro de Jojo Moyes, autora de Como eu era antes de você, antes mesmo do lançamento mundial!

Em Um caminho para a liberdade, cinco mulheres vão enfrentar uma cidade inteira por amor aos livros. Na década de 1930, elas lideram uma biblioteca itinerante e desafiam o status quo da época, administrando o projeto e levando conhecimento para a população. Nessa jornada, as mulheres conhecem o poder da amizade e experimentam a liberdade que lhes é negada nessa sociedade patriarcal. Fizemos uma playlist pensando na força e na resiliência dessas mulheres:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *