Bastidores 008: A natureza como companhia no emocionante livro de maio do intrínsecos

 

1. O livro

 

Cristiane Ruiz, editora de aquisição comercial da Intrínseca, conta porque escolhemos Um lugar bem longe daqui para a caixa 008 do intrínsecos:

A natureza, a solidão e a literatura estão intimamente conectadas no livro de maio do clube intrínsecos. Sensata e inteligente, a pequena Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, Kya viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la. Quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite tentar uma nova vida — até que o impensável acontece. A história mostra não só a resiliência do ser humano, mas nossa infinita capacidade de amar.

Desde a eleição de Donald Trump em 2016, os livros de não ficção passaram a dominar as prateleiras das livrarias norte-americanas e os lançamentos de ficção ficaram temporariamente em segundo plano. Demorou dois anos para que o emocionante Um lugar bem longe daqui mudasse isso.

O primeiro romance da zoóloga Delia Owens, acostumada a escrever sobre suas jornadas no continente africano, se tornou um clássico instantâneo com 2 milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos. Quando Um lugar bem longe daqui chegou na Intrínseca, devorei e me emocionei com o desamparo, a superação e a salvação pela literatura que a história apresenta. Tanto que, em menos de 24 horas, decidi que precisávamos tê-lo conosco e levá-lo primeiro para os assinantes do clube, que testemunharam em primeira mão o encantamento que o livro desperta.

Reese Witherspoon, famosa por seu amor pelos livros e por produções cinematográficas inspiradas em seus favoritos – como a premiada Big Little Lies –, se emocionou com a história e adquiriu os direitos para uma adaptação com a Fox 2000.

 

2. A revista

 

Convidamos Nathan Fernandes (@nathanf), jornalista, ficcionista e editor da revista 008, para falar sobre a edição de maio:

O livro Um lugar bem longe daqui é como aquela suculenta que fica em cima da mesa do escritório. É uma pequena ilha verde de tranquilidade em meio ao caos cinza de stress. A ideia da revista 008 é justamente relembrar os leitores dessa conexão com a simplicidade, coisa que a cientista e escritora Delia Owens faz brilhantemente numa trama que mistura naturalismo e um crime misterioso.

Quem acompanhar a história vai encontrar na revista uma companheira ideal, já que tivemos a preocupação de trazer o contexto histórico da época, com um artigo de Larissa Ibúmi Moreira (@lari.ibumi), as reflexões reais da ilustradora científica Juliana Botelho (@julianasbotelhobh), um guia de observação de pássaros para iniciantes, ilustrado por Felipe Freitas (@nippx), e um depoimento da bióloga Natália Allenspach (@passarinhologa) de como os pássaros podem mudar nossa percepção sobre a natureza. Além de muita poesia, escrita por Mel Duarte (@melduartepoesia) e um visual inspirador. Tudo isso para lembrar ao leitor que, mesmo na correria do dia a dia, o único ritmo com o qual a suculenta do escritório se importa é com o da natureza.

 

 3. Marcador e cartão-postal

O marcador de páginas contém um trecho mostrando uma das maiores conquistas de Kya ao longo do livro: aprender a ler. Junto com ele, um cartão-postal colecionável com a arte de capa do livro que chegará às livrarias meses depois.

 

4. O brinde

Na caixa de maio, não poderia faltar uma homenagem à natureza, que serve de companhia e professora para nossa protagonista. As sementes de cravo-do-amor podem ser plantadas na sua casa e iniciar um lindo jardim, e, no planner literário, você pode anotar suas leituras atuais, separar seus trechos favoritos e até desenhar momentos icônicos da história!

 

 

4 comentários sobre “Bastidores 008: A natureza como companhia no emocionante livro de maio do intrínsecos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *