5 fatos que mostram que ler é a melhor coisa do mundo

Somos suspeitos para falar, mas temos certeza de que abrir um livro e mergulhar em seu universo é uma das melhores sensações do mundo. Por isso, separamos alguns fatos que provam que ler pode mudar a sua vida!

Se você está tentando retomar o hábito da leitura, ou até se já é um leitor voraz, vai se identificar com alguns deles:

1. Ler desenvolve a empatia

Ler a história de personagem que passa por situações difíceis pode te ajudar a entender melhor quem é diferente de você. Esses personagens podem ampliar nossa visão de mundo, nos tirar da zona de conforto e mudar nossa perspectiva. É sempre bom lembrar que cada um de nós está passando por uma situação difícil sem que os outros saibam, e os livros nos ajudam a entender isso.

2. Você conhece mundos incríveis!

Viajamos para o Olimpo com Percy Jackson, sobrevivemos aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial com A menina que roubava livros, passamos o verão na Itália com Me chame pelo seu nome e enfrentamos o mundo pós-apocalíptico com Caixa de pássaros. Tudo isso sem sair de casa. Por algumas horas, os livros nos transportam para outro universo e nos fazem viver momentos que considerávamos impossíveis ou sequer imaginávamos. Cada vez que terminamos um livro, incorporamos um pedacinho de seu mundo em nós.

3. Expande seu vocabulário

Ler é uma ótima forma de melhorar seu vocabulário, sua capacidade de interpretação e sua escrita! Ao ler histórias de vários estilos, você se permite ver palavras que não conhece ou com que não está familiarizado. Desse modo, você pode até expressar melhor como se sente.

4. Ler reduz o estresse

Nada mais aconchegante do que ficar debaixo do cobertor com uma caneca de chocolate quente e um livro na mão, ou até deitar numa rede ao ar livre acompanhando uma história fascinante! Depois de um dia estressante, recomendamos: abra um livro! Pode ser um dos seus favoritos ou uma história completamente nova. Se desconectar um pouco vai te acalmar e ajudar a espairecer a sua mente.

5. E você faz amigos!

Conversar sobre a história que você está lendo, discutir os personagens de que gosta mais e criar teorias sobre o que aconteceu depois de um final aberto criam laços de amizade duradouros! A forma mais legal de fazer isso é participando de um clube do livro: para isso temos o intrínsecos! No nosso clube, você recebe obras inéditas no Brasil antes mesmo de chegarem às livrarias e pode conversar com os outros assinantes sobre a história surpreendente do mês.

 

15 comentários sobre “5 fatos que mostram que ler é a melhor coisa do mundo

  1. Ler me permite transitar entre dois mundos e isso é uma necessidade real pra mim. A realidade dos novos tempos me assusta, quando preciso fujo pras páginas de um livro e lá sou feliz.

  2. Realmente, leitura é tudo de bom! Amplia horizontes, faz vc viajar no tempo e espaço. Sugestão: as capas dos intrínsecos não serem coloridas e sim as capas da edição normal, mas em capa dura.

  3. Quanto ao estresse eu não concordo, talvez para outras pessoas, mas comigo é bem diferente, eu fico com as costas ou o pescoço doendo e termino o livro mais estressado que quando comecei.

    1. mas o que você anda lendo? E em que lugar? Isso tem que ser levado em consideração, quando se lê o lugar onde você vai ficar sentado, ou deitado tem que ser o mais confortável possível para seu corpo. Quanto ao gênero do livro se te causa stress procure explorar outros que não causem reações negativas no seu organismo.

  4. Livro é a melhor forma de viajar sem precisar sair de casa.Além é claro de ter sempre um amigo e histórias fascinantes sempre a mão.

  5. ADORO ler. Leio os livros tradicionais em papel, no tablet, leio jornal, jornal velho, revistas. O que cair na minha mão. Mas realmente ter um livro novo pra ler é um dos grandes prazeres da vida. Acrescentaria um ítem 6: Livro, consola.

  6. Eu conheci os oceanos com o capitão Nemo, dei uma volta ao mundo em 80 dias, Vitor Hugo me fez conhecer a Córsega, conheci Canudos com Euclides, conheci gigantes com J. Pember, Fiz a pior viagem do mundo com o Capitão Scott e com Amundsen, presenciei o julgamento de Sócrates, sofri com Sêneca o seu último dia, Cláudio, Agripina e Nero eu tento esquecer, estive em quase todas guerras conhecidas, conheci o Príncipe, o Leviatã, JRR Tolkien, irmãs Brontë, e vivi outras milhares de aventuras que me acompanharão até meu último dia!

  7. Adoro ler desde que me entendo como gente que o faço com paixão. E otimo não ter nada para fazer e ter um livro pra ler.Aventuras, viagens, romance, banda desenhada., romance histórico. etc etc…….

  8. A leitura enriquece o vocabulário, estimula a escrita e desenvolve a critividade. Sempre que posso, trago em minha mochila uma publicação a fim de deleitar-me pelo universo literário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *